The Flash: o Homem mais Rápido Vivo


Alguém mais acompanhando a 3ª Temporada de Flash? Produzida por Andrew Kreisberg e Greg Berlanti, a série é transmitida pelo CW desde 7 de outubro de 2014. Tendo Grant Gustin no papel do nosso grande herói, Barry Allen, confesso que esta série me deixa um tanto quanto intrigada.

Tivemos uma 1ª Temporada muito boa, mas que acaba se perdendo um pouco no final. A 2ª Temporada, na minha opinião, foi o reflexo do fracasso dos últimos episódios da anterior. O roteiro de ambas é repetitivo, devido à constante volta no tempo de Barry, que sempre tenta salvar alguém e acaba ferrando com a vida de todo mundo.

Na 3ª Temporada tomamos conhecimento sobre o Flashpoint, ou Ponto de Ignição, criado por Barry quando voltou no tempo para tentar salvar a mãe. Isso acaba interferindo na vida de muitas pessoas ao redor de Barry e se torna um tipo de realidade paralela. É assim que surge Kid Flash (Keiynan Lonsdale, o Wally West, irmão do grande amor de Barry e filho de seu pai adotivo).

Pulei muita coisa pra não dar muito spoiler pra quem ainda não assistiu, mas em resumo todo mundo sabe o que acontece: a mãe de Barry, Nora Allen (Michelle Harrison) é assassinada por um velocista quando ele é criança; o pai de Barry, Henry Allen (John Wesley Shipp) é preso e só consegue provar sua inocência muitos anos depois; Barry é criado pelo Detetive Joe West (Jesse L. Martin), o qual tem uma filha, Iris West (Candice Patton), por quem Barry é apaixonado; Barry, através de sua velocidade e com uma ajudinha de Cisco Ramon (Carlos Valdés), consegue ter acesso a dimensões paralelas à Terra e lá também faz amigos, como Harrison Wells (Tom Cavanagh) e sua filha, Jesse Quick (Violett Beane); Barry também consegue voltar no tempo, como já foi mencionado, e até fez uma visitinha ao futuro na 3ª Temporada, o que explicarei mais adiante.

Pra mim, os melhores episódios são, sem dúvida, aqueles em que Barry e sua equipe caçam outros meta-humanos em Central City. Os meta-humanos surgiram da mesma forma que Barry, através de um acidente na Star Labs, uma explosão num acelerador de partículas, que espalhou radiação pela cidade. No entanto, os episódios assim acabam ficando meio de lado, talvez por falta de criatividade por parte dos roteiristas, e a história volta sempre a ficar clichê: Barry encontra um velocista “do mal” que o desafia e ameaça aqueles que ele ama. Barry descobre, então, que não é o homem mais rápido vivo e precisa contar com sua inteligência e sua super equipe pra vencer o grande vilão. Essa história era legal na primeira vez, na segunda foi até um pouco emocionante, mas agora, na terceira, já está cansando.

E por falar em equipe, o Barry não é o único por lá que tem poderes meta-humanos. Recentemente, graças ao maldito Flashpoint criado por Barry, a doce Caitlin Snow (Danielle Panabaker) está se tornando a cruel Nevasca, sósia vilã de Caitlin em outra Terra. A coitadinha da Dr. Snow não tem mesmo muita sorte, em cada temporada um par romântico morto. Ao que parece, o novo romance da moça é Julian Dorn (Tom Felton, nosso eterno Draco Malfoy). A minha grande expectativa é saber se Julian estará vivo na próxima temporada!

Cisco Ramon é Vibro e, bom, ele vibra... Isso significa que ele consegue ter acesso a lembranças de antes do Flashpoint, consegue abrir portais para outras Terras, se comunica com Barry quando ele está na força de aceleração (esqueci de mencionar antes que Barry já ficou preso lá, pouco antes de salvar sua mãe e alterar o futuro de todos) e consegue levar Barry (e quem mais precisar) para o passado ou para o futuro (não que Barry não seja capaz de ir lá sozinho fazer merda). Ele também cria umas ondulações no ar que usa pra lutar, mas o sósia vilão dele é bem melhor nisso!

Voltando a nossa longa análise, na 1ª Temporada, Flash teve de enfrentar o Flash Reverso, que uma história meio chata de explicar, melhor mesmo é assistir pra entender bem... Flash Reverso foi quem matou sua mãe quando Barry este era criança. Na 2ª Temporada, Barry tem que enfrentar Zoom, que mata seu pai. E agora, na 3ª Temporada, quem está em risco é sua amada Iris West. Tentando se livrar da Pedra Filosofal para deter Savitar, Deus Hindu da Velocidade, Barry acaba assistindo uma cena de seu futuro: a morte de Iris. Na visão, Barry não é rápido o suficiente para salvar o amor de sua vida, o que gera nele uma obsessão por se superar e mudar o futuro.

Acho importante não deixar passar que Jesse Quick, filha do Wells da Terra 2, também é uma velocista e faz par romântico com Wally West. Ela ajuda os dois Flashs por aqui durante algum tempo, o que gera uma pequena desavença entre ela e seu pai.

Outra coisa que me chama atenção em The Flash é que sua identidade secreta não é tão secreta assim. Quase todo o elenco ativo de Flash sabe que ele é Barry Allen e até personagens de outras séries da DC, que se cruzam eventualmente com Flash, são amigos de Barry. Sim, personagens de Arrow (Stephen Amell) e Supergirl (Melissa Benoist) já apareceram em episódios de Flash. Inclusive, é comum os episódios se intercalarem, começando em uma série e terminando na outra.

O ideal pra quem quer ficar por dentro desse universo é assistir a todas elas, na ordem certinha em que foram planejadas. Existe também, e é indispensável pra quem assiste as séries da DC, uma chamada Legends of Tomorrow, que é uma espécie de crossover entre as séries dos três heróis.

E para aqueles que, como eu, são fãs do Flash, nos resta apenas continuar torcendo para que o choroso Barry um dia se torne o personagem alegre e bem-humorado dos quadrinhos. A minha grande esperança de ver isso acontecer era através de Kid Flash, mas até ele já está com a ar lamentoso que acompanha Barry desde que série começou.

E pra finalizar, gostaria de informa-los que todas as séries citadas tiveram suas próximas temporadas confirmadas por Andrew Kreisberg. Ele também deixou escapar que, finalmente, o vilão principal da série não será um velocista. Ainda não sabemos quem será o grande inimigo de Barry na 4ª Temporada, mas podemos começar nossas apostas. Será que um vilão totalmente novo? Ou será que irão apostar em Grodd, o super gorila telepata mega inteligente? Vamos aguardar pra ver o que vem por aí. Enquanto não descobrimos, você pode acompanhar a temporada atual no CW. E hoje, às 20h, tem episódio inédito, não perca!

Comentários

Postagens mais visitadas